Somos ilhas, afinal nascemos e morremos sozinhos. No entanto, não fomos feitos para permanecermos na solidão. Nosso desafio nesta vida é nos tornarmos seres humanos melhores e só existe uma forma de fazer isso: construindo relações de intimidade, o que implica num compartilhamento completo e irrestrito do EU.

Só as pessoas com quem estabelecemos intimidade são capazes de nos fornecer os espelhos necessários para nos conhecermos e crescermos.

Mas construir relações de intimidade exige empenho e dedicação. O mundo está cheio de pessoas morando juntas, porém sozinhas. Veja então algumas dicas para fortalecer seus relacionamentos:

  1. Comprometa-se a passar 24 horas sem reclamar: reclamações envenenam relacionamentos e em sua maioria são insignificantes, mostrando ingratidão.
  2. Elogie quem compartilha a vida com você pelo menos uma vez por semana. Nada incentiva mais as pessoas a darem o melhor de si mesmas do que a valorização. Quando foi a última vez que você olhou com reverência para seu ser amado?
  3. Planeje em sua agenda o “tempo livre” para ficar com as pessoas que ama. Relacionamentos necessitam de tempo livre para florescer. As coisas mais importantes da vida raramente são urgentes e acabam sendo preteridas. Reserve data e hora para dedicar-se às pessoas que ama, garantindo que estes momentos ocorrerão.
  4. Ouça as opiniões do outro com respeito e apresente seus argumentos com serenidade. Esteja aberto para novas ideias.
  5. Descarte ilusão de que todos os problemas podem ser resolvidos. Relacionamentos têm problemas e alguns insolúveis. O que fazer? Reconheça-os, encontre maneiras de se adaptar a eles e, com o tempo, aprenda a achar graça deles.
  6. Evite julgamentos. Antes de abrir a boca, pergunte-se: será que o que vou dizer vai ajudar essa pessoa a se tornar melhor? Pouco importa o passado de uma pessoa; ajude-a a construir seu futuro.
  7. Revele e descubra os sonhos um do outro. Sonhos trazem clareza e foco aos relacionamentos.
  8. Compartilhe seus sentimentos. Isso demonstra confiança no outro, permite que ele lhe conheça melhor e ainda pode fornecer à você um alívio poderoso.
  9. Aprenda a pedir ajuda. Não espere que o outro adivinhe. A capacidade de reconhecer que precisa de ajuda, que tem medo ou que errou é sinal de grande maturidade.
  10. Riam juntos das próprias gafes. O humor pode ser libertador, sobretudo em momentos de pressão ou crise. O riso é uma válvula de escape contra o estresse.

Continue trabalhando para fortalecer sua Liderança Transformadora e lembre-se que para ser um líder completo, você não pode descuidar da vida pessoal.

Ao construir relações de intimidade você se transforma num ser humano melhor, numa ilha mais bonita. Ótimos relacionamentos pertencem àqueles que decidem se esforçar e fazem deles uma prioridade.

 

Marcia Luz

Autora do livro “Agora é pra Valer”.