Gestores do século passado ainda focam seu papel no controle e obediência, quando o que os profissionais de hoje buscam são empresas em que possam representar seu potencial criativo e produtividade para, assim, encontrar realização pessoal no trabalho.

A Liderança Transformadora apresenta-se como a melhor alternativa para resolver este dilema. Aprenda então os cinco passos para se tornar um verdadeiro líder transformador:

1. Descubra quem você é

Só é possível ajudar outras pessoas estando seguro de si mesmo e se conhecendo por inteiro. É essencial descobrir quem você é.

2. Identifique como você é visto pelos outros

Identificar como você é visto pelos outros significa receber feedback de sua equipe. É uma ação que deve ser considerada como uma bússola, fornecendo a direção certa a ser tomada. Além disso, esse processo melhora o relacionamento entre todos os envolvidos, criando um ambiente de trabalho mais agradável.

3. Aceite-se integralmente

Ao aceitar-se integralmente, o líder transformador torna-se capaz de se autoavaliar e corrigir possíveis erros. Com isso, fica mais fácil eliminar atitudes que não sejam construtivas para a equipe e evitar situações desagradáveis no ambiente de trabalho.

4. Mostre o seu melhor

Mostrar o seu melhor incentiva toda a equipe a fazer o mesmo, criando um time de profissionais extremamente qualificados, com alta produtividade e que, consequentemente, geram resultados positivos.

5. Auxilie os outros em sua jornada

O quinto e último passo lembra-nos que nossa missão, depois que nos tornamos pessoas melhores, é inspirar os outros a fazerem o mesmo. Para isso, o líder transformador deve dar todo o suporte necessário para que sua equipe tenha sucesso no futuro, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Seguindo todos esses passos, você certamente terá uma equipe que trabalha e convive em harmonia, equilíbrio e com resultados altamente positivos.

Marcia Luz