Se você tem acompanhado meus vídeos sabe que recentemente passei férias nos Emirados Árabes, mais precisamente em Dubai e Abu Dhabi e este foi meu primeiro contato com o Oriente Médio. Eu já sabia bastante sobre a cultura local e procurei fazer a viagem desprovida de preconceitos ou julgamentos.
Confesso que não foi fácil transitar entre aquelas mulheres usando burca totalmente preta num sol de 50º. Caso você não saiba a burca é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos, porém nos olhos há uma rede para ser possível enxergar. Procurei não julgar suas escolhas tão diferentes das minhas, até porque em nenhum momento me senti observada ou criticada por minhas roupas exóticas e meu cabelo vermelho.

 

Também fiz o possível para não sentir-me incomodada quando descobri que havia começado o período de Ramadã em meu último dia da viagem e por isso fui impedida de fazer qualquer refeição antes do por do sol, mais especificamente 19:15 horas. Por mais que eu tenha me empenhado para conseguir um café, um suco, ou qualquer coisa que pudesse enrolar o estomago que insistia em lembrar que eu não sou muçulmana, isso não foi permitido.

CONTINUE LENDO…