O poder da Validação

O poder da Validação.

Todo mundo é inseguro, sem exceção, incluindo eu e você. O que acontece é que aqueles que vendem uma imagem de super confiantes aprenderam a disfarçar melhor, mas no fundo, ninguém é de ferro.
Homens costumam dizer que não possuem medos; no máximo, receios. Fui até o dicionário e constatei: as duas coisas são exatamente a mesma, ditas de forma diferente.
É por isso que o ser humano precisa de validação, não no sentido estatístico, que nada mais é do que certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro. A validação, no campo psicológico, consiste em confirmar para a outra pessoa que ela é especial, que tem valor.
E por definição, ninguém consegue se “autovalidar”. Olhar para o espelho e dizer: “eu me amo”, “eu sou lindo”, “eu sou o máximo”… cumpre até um papel importante mas não é o suficiente.
Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém precisa dizer que você é inteligente ou legal, por mais inteligente ou legal que você seja.
Um simples olhar, um sorriso, ou um elogio verdadeiro são suficientes para validar as pessoas. Mas enquanto o nosso foco estiver voltado para o nosso próprio umbigo, continuaremos deixando as pessoas à nossa volta carentes de validação.

Se quisermos construir um mundo melhor para se viver precisaremos exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia.
E então, você topa o desafio?

 

Então comece já, por mais inseguro que você esteja.

Agradeço antecipadamente por você ler, assistir e compartilhar!

Acredito que estamos construindo um espaço rico em aprendizagens para todos nós.

Estarei de volta toda terça-feira com novos episódios do Marcia Luz TV.

Mande suas dúvidas para plenitude@marcialuz.com.br e obtenha suas respostas aqui no programa.

Um forte abraço

Marcia Luz



2 Respostas

  1. Salomão Pamplona

    07|out|2014 1

    Márcia, que dinamismo, que competência!!! Tudo reunido só numa mulher com M maiúsculo. O tema é oportuníssimo. Estamos voltados demais para o ter, para a aparência. Abraços.

  2. MARCOS GOMES

    08|out|2014 2

    Minha primeira validação, vai para VOCÊ, MULHER SÁBIA , GUERREIRA, obrigado mais uma vez por mais um aprendizado, as vezes ficamos falando muito dos defeitos entre outras coisas que não edificam e esquecemos realmente de “validar” as pessoas,amigos, colegas de trabalho e até os superiores.

    Um foooooooorte abraço !!!!
    Marcos Gomes


Deixar uma resposta