Foto de Marcia Luz Contrate-nos
Início > Cursos e games > Cursos
Conheça Marcia Luz
< Voltar à listagem de cursos
Seminário VIDA: Revitalizando o Clima Organizacional e Promovendo o Desenvolvimento Pessoal
Objetivos

Propiciar aos participantes o auto-conhecimento e o auto-desenvolvimento como ponto de partida para as mudanças pessoais e organizacionais.

Programa

• Visão sistêmica das organizações: Você como parte de um todo maior. Cada indivíduo é um ser único com características próprias e ao mesmo tempo com aspectos comuns a outros indivíduos; para conviver em harmonia com você mesmo e com os outros é fundamental aprender a lidar com as semelhanças e diferenças individuais, compreendendo que somos parte de um mesmo Universo que se constrói nas relações entre as pessoas.
• Como processamos informações e dados - o funcionamento da sua mente. O seu comportamento externo afeta diretamente o seu estado interno, da mesma forma que emoções processadas internamente alteram comportamentos manifestos. Somente quando você é capaz de compreender como estes mecanismos funcionam, começa a ter a possibilidade de agir sobre eles, controlando-os quando necessário.
• Eliminação de ruídos na Comunicação. A comunicação clara, objetiva, livre de jogos e disfarces, permite a construção de vínculos sociais mais saudáveis, uma vez que as pessoas aprendem a expressar seus verdadeiros sentimentos, opiniões e crenças particulares.
• Confiança: Ponto Chave para a Comunicação. Relações saudáveis precisam ser construídas a partir da capacidade de confiar no outro, abrindo mão de defesas pessoais e permitindo que outras pessoas conheçam seu verdadeiro eu.
• Auto-percepção e percepção do outro: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Será que você realmente se conhece? Já se sentiu surpreso frente a comportamentos que não imaginava que seria capaz de manifestar? E você realmente aprendeu a conhecer as pessoas que estão a sua volta ou vive procurando moldá-las às suas expectativas? Descubra quem é você e o quanto você é capaz de perceber verdadeiramente as pessoas que estão a sua volta.
• Opiniões e Crenças Pessoais: Você é o que pensa que é. As opiniões e crenças pessoais são muito importantes para as pessoas, pois refletem sua história de vida, são fruto de sua cultura, enfim, fazem parte da construção da identidade dos seres humanos; aprenda a aceitar que cada um tem o direito de ter suas próprias opiniões e crenças, mesmo que você não concorde com elas.
• Passos para Mudanças - Identificando e resignificando padrões antigos. Existem comportamentos e mecanismos de defesa que foram úteis durante determinado momento de nossas vidas, muitas vezes cumprindo o papel de preservação da identidade pessoal, mas que agora já não servem mais. É necessário aprender a desvencilhar-se de comportamentos que hoje estão trazendo mais prejuízos do que benefícios, permitindo-se ser feliz.
• Pressupostos sobre Valores Pessoais e da Organização. Atrás de todo comportamento ou ação existe uma necessidade e uma intenção positiva para consigo mesmo. É fundamental aprender a identificar o que move cada indivíduo, ou seja, o que ele valoriza, o que é capaz de motivá-lo realmente, a fim de alavancar resultados mais satisfatórios para a vida de cada um.
• Assertividade e Auto-estima - Desenvolvendo postura pró-ativa. A auto-estima é a base da assertividade. Boa auto-estima resulta numa pessoa confiante, auto – centrada, que busca o melhor para si mesmo e para os outros. Antes de buscar amar alguém, aprenda a amar a você mesmo, e somente assim os seus sentimentos pelo outro serão genuínos e verdadeiros.

Marcia Luz 2011 Todos os direitos reservados